Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

COMO SURGIRAM AS TATUAGENS


Por acaso você já teve a aquela vontade louca de fazer uma tatuagem e sua mãe nunca deixou? 
Se a resposta é sim, então seja bem vindo ao clube. 

As tatuagens consideradas símbolos da vida moderna e estão visíveis nos corpos de milhares de pessoas, mas seu surgimento vem de milhares de anos. Na Europa medieval, por exemplo, as tatuagens foram banidas por serem consideradas coisa do demônio.
Há muitos indícios de que o costume de marcar o corpo é tão antigo quanto o surgimento da humanidade. É o que fica comprovado ao se analisar múmias egípcias que remetem a cerca de dois mil anos antes de Cristo e trazem inscrições no corpo, bem como a múmia de aproximadamente 5.3 mil anos de idade que foi descoberta em 1991 e apresentava linhas azuis desenhadas na pele.
Nos tempos remotos a tatuagem era considerada uma forma de expressar a personalidade ou de os indivíduos demonstrarem que pertenciam a uma mesma comunidade. No entanto, os primitivos também faziam uso delas para registrar fatos de sua cronologia biológica. Segundo estudos, os significados da tatuagem contemporânea, hoje as motivações para marcar o corpo atendem a anseios individuais. O corpo fisiológico e biológico deve ser moldado e abordado de acordo com essa personalidade e está subordinado a uma vontade do indivíduo.
Aprofundando-se ainda e se estendendo no assunto.
Se formos procurar no anais da história uma referência para o surgimento desta arte nas sociedades humanas nada será encontrado. A história da tatuagem se confunde com a própria história humana. E é através da arte da pré-história  que podemos encontrar alguns vestígios da presença de povos que cobriam o corpo de desenhos. Nas pinturas deixadas nas cavernas podemos encontrar desenhos de formas humanas que por si detinham  desenhos no corpo, indicando assim a possibilidade de que esse povo se tatuasse. Sob a mesma analogia se pode encontrar de povos pré-históricos estatuetas que tinham desenhos e símbolos em seu corpo, também podendo indicar  indícios de tatuagens.
Nos escritos antigos a presença desta arte também é marcante. O historiador Heródoto, que é considerado o pai da história, chegou a citar em seus livros a existência de um povo muito antigo que seria nativo do norte da europa eque tinha como costume a pintura corporal de forma definitiva, eles eram chamados de pictos, e como eles alguns outros povos da antigüidade também se tatuavam.
A prova realmente concreta e indiscutível de que a arte da tatuagem acompanha o homem desde o seu surgimento ( porque até aqui só havíamos citados indícios) são as múmias; A Múmia mais antiga do mundo, que foi encontrada por turistas na Itália e que data de 5.300 anos antes de Cristo, se encontrava congelada em um bloco de gelo e tinha tatuagens acompanhando toda a espinha dorsal, além de uma cruz numa das coxas e desenhos em estilo tribal por toda a perna. A segunda múmia mais antiga do mundo é de uma princesa egípcia e esta detém em seu ventre um grande desenho em forma de espiral que os estudiosos  relacionam com rituais de fertilidade. Se a tatuagem é tão antiga quanto a própria humanidade ,como a ciência explica o desejo do homem de se escarificar; ou seja machucar-se , em nome da arte. Na verdade , Antropólogos e sociólogos estão unidos na hipótese de que no principio o homem não começou bem com tatuagens. eles explicam que provavelmente o homem primata , algum ferimento de caça ou mesmo de guerra , fez com que gerasse nesse homem um sentimento de orgulho e até mesmo uma certa forma de status e diferenciação de força no seu grupo.
A Partir desses ferimentos involuntários  e da sensação que eles causavam, o homem primata começou a se escarificar  de forma  voluntária fazendo eles mesmos os ferimentos no corpo que com o passar do tempo foi dando espaço para a criação de desenhos e o uso de tintas vegetais e espinhos para introduzir esta tinta na pele , Depois deste inicio um tanto quanto egóico as diferenças etnias começaram a se tatuar por motivos espirituais , em rituais de diversas espécies e fins, para a guerra o outros mais.

Durante a idade média, os portadores de desenhos no corpo foram brutalmente perseguidos pela inquisição . Os motivos dessa perseguição é que na maioria dos escritos bíblicos os profetas eram identificados por marcas no corpo e como a igreja que estava a serviço dos grandes senhores feudais queria acabar com os redentores do povo perseguiu duramente os tatuados que eram chamados de bruxos e que suas tatuagens representavam pactos com forças demoníacas , Essa perseguição da igreja durante algumas dezenas de anos e os diferentes povos foram assimilando essa perseguição como autêntica e hoje em dia os reflexos dessa perseguição religiosa foi transferido para uma perseguição social onde o preconceito faz com que as pessoas que são tatuadas sejam descriminadas como verdadeiros marginais e que são potencialmente nocivas a sociedade.

Atualmente o berço da tatuagem moderna é considerado como sendo a indonésia,onde até mesmo o nome inglês  TATTOO é uma referência onomatopéica ( dos indonésios) ao barulho que é produzido pela sua técnica de tatuar (tatau,tatau,tatu...) Atualmente na vanguarda da tatuagem podemos encontrar uma diversidade enorme de tatuadores com seus diferentes estilos e uma infinidade de motivos a sua escolha. 


Tipos de tatuagens

São consideradas profissionais todas as tatuagens cuja execução foi feita através de equipamento específico, ou seja, máquinas eléctricas de tatuar.
uma tatuagem feita por profissionais a tinta encontra-se na epiderme. O processo de remoção de tatuagens feitas por um profissional é mais facilitado, uma vez que são precisas poucas sessões, dependendo da intensidade das cores, do número de células afectadas pelo pigmento e do seu tamanho.

O trabalho de tatuadores amadores ou tatuagens feitas manualmente em casa, podem resultar num acumulação de tinta na parte gorda do tecido da pele.

A técnica da tatuagem temporária é simples: uso da agulha na pele a pouca profundidade e utilização de tintas mais ou menos diluídas e engrossadas (como a glicerina). São feitas principalmente por esteticistas, mas também por tatuadores. Recorrem à tatuagem temporária, aqueles que têm receio de, um dia, virem a arrepender-se de a ter feito.
As chamadas tatuagens temporárias (ou tatuagens bio) são feitas na parte superior da pele. As tatuagens temporárias, feitas de henna, podem causar mal à pele, inclusive podem aparecer algumas alergias após a aplicação. A causa não é da henna, mas de uma substância chamada PPD, usada para escurecer a tatuagem.

Todos aqueles que escolhem as chamadas bio-tatoos - tatuagens que, pretensamente, desaparecem ao fim de três anos – podem vir a ter manchas irreversíveis na pele, uma vez que esta prática é altamente lesiva para a saúde dos indivíduos. Alguns tatuadores asseguram que não existem tatuagens temporárias e que estas só podem existir se o tatuador utilizar tintas que não sejam vegetais, o que não é bom, pois pode provocar intoxicações cutâneas. O perigo de contrair infecções é real, caso o tatuador desconheça algumas regras básicas de higiene. Por exemplo, é indiscutível que os produtos utilizados no decurso de uma operação, desde agulhas a sacos de plástico, só devem ser utilizados uma única vez.




A remoção de tatuagens é um processo difícil, doloroso e caro. Vários factores condicionam esse processo, tais como: intensidade das cores, do número de células afectadas pelo pigmento e dos seu tamanho. O laser é a melhor solução, uma vez que não deixa marcas, no entanto, quando não é possível retirar a tatuagem a laser é preciso recorrer a uma cirurgia, processo que gera cicatrizes e perigos de contaminação.

AQUI VAI UM ALERTA: Ao decidir se tatuar procure um profissional que lhe dê segurança e trabalhe dentro dos padrões de higiene, e que além disso lhe ajude aamadurecer a idéia para que depois não ocorra arrependimentos.

 





IMAGENS


  

 

 


Um comentário:

  1. matéria ta massa vc é foda.
    pena que vc não é meu seguidor então eu não vou ser o seu seguidor blz.

    ResponderExcluir

Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.

O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.

Agradecemos por acessar!