Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O USO CONTÍNUO E INDEVIDO DE ANABOLIZANTES

Chamamos a atenção dos Pais ou Responsáveis por menores em diversas camadas da sociedade buiquense. Atualmente o acesso à certas substâncias e o uso indevido é preocupante no tocante da relevante quantidade de jovens em nosso município que em busca do corpo perfeito e escultural, por pura vaidade, estão fazendo uso de Esteróides e Anabolizantes, substâncias estas que podem levar à perda de membros e até mesmo à morte.

O cruscial diante de pesquesa realizada por nosso blog é que a falta de informação e as influência por parte de amigos, levam em conta a crescente utilização de referidas substâncias por parte em sua maioria de jovens que nem se quer completaram a maioridade.

Abrimos aqui uma discussão e lançamos uma campanha contra o uso indevido de tais substâncias.

Chamamos da mesma forma a atenção dos mestres, educandos e educadores, professores da rede municipal e estadual de ensino de nosso município, para que os mesmo abram discussão em salas de aula a fim de orientar seus alunos que em suma são adolescentes a respeito do uso indevido de Esteróides e Anabolizantes e seus efeitos colaterais.

Pedimos do mesmo modo que as autoridades competentes e o poder público de nosso município possam se mobilizar a fim de fiscalizar e punir pessoas responsáveis pela venda de tais substâncias.





Uso de anabolizante e auto-estima


Adriana de Araújo - Psicóloga.

Fazer ginástica, praticar esportes é ótimo para o corpo e a mente. Mas o excesso pela estética, a necessidade de estar em um padrão especifico de forma e força pode levar as pessoas ao uso inadequado de drogas. O problema é bem maior que simplesmente vaidade e preocupação com a estética, ou mesmo o cuidado excessivo com o corpo, muitas pessoas acabam tendo obsessão por esse assunto. Esse pensamento repetitivo e compulsivo chega a tal ponto que o objetivo de ter um corpo perfeito se torna inadequado e não respeita o tempo e as condições do corpo para mudança. Os anabolizantes são medicamentos à base de hormônios e tem função terapêutica, nos casos de tratamento de doenças especificas e o uso indevido pode gerar problemas sérios de saúde.

A atividade física deve ser feita com cuidado e orientação adequada, de forma equilibrada e com persistência, gerando prazer, bem estar, força muscular, modelando o corpo. Pode ajudar no bom desempenho pessoal, aliviando a fadiga que ás vezes é conseqüência de estresse e tensão de uma vida sedentária. E os benefícios são muitos como, por exemplo, a prevenção e tratamento de doenças.

As pessoas deveriam saber que uma boa saúde vale mais que um corpo com aparência de atlético. O excesso não é sinal de saúde e boa forma. Para alcançar essa suposta perfeição física, algumas pessoas ultrapassam seus limites, pois se sentem exigidas, pressionadas para se enquadrar nos padrões de beleza. Na verdade, essas distorções são sérios problemas de auto-imagem, auto-estima, ansiedade por querer as coisas muito rapidamente.

É fundamental aceitar o corpo que se tem. Mesmo que se deseje mudar. O primeiro passo é a aceitação do presente. Posteriormente, deve-se gradualmente buscar o novo, o que se quer, um objetivo maior, algo desejado, quem sabe até mesmo um sonho a ser realizado sobre essa questão do corpo, pois reconhecer sua própria beleza, sua estrutura, suas características é necessário e fundamental para o bem estar. Isso ajuda que aconteça uma mudança gradual, duradoura e persistente. Auto-estima esta ligada a isso, aceitar, estimar, deixar quem se é para se preciso mudar.

Lembre-se que é muito importante saber esperar as coisas no seu tempo, fazer o que se pode fazer, de forma equilibrada e com paciência, esperando os resultados. Assim você poderá ver seu crescimento e desenvolver sua serenidade e ter uma vida mais produtiva. O saber esperar é ter paciência enquanto se segue em frente. Serenidade, consciência e produtividade são importantes nesse momento.



Efeitos Colaterais de Anabolizantes


O intuito deste artigo não é discutir o uso “correto” de anabolizantes.
Até porque é complicado falar em uso correto. Por mais que se faça aplicação com acompanhamento médico e em doses ditas “seguras”, não há como saber quem vai desenvolver efeito colateral e quem não vai, então, é como uma granada.

Tampouco quero discutir aqui razões, objetivos, psicologia e conjecturações sobre quem usa. Meu objetivo é apenas apresentar os riscos de tal prática. E cada um que faça o que quiser com seu próprio corpo, desde que saiba o que quer de sua vida e seja adulto.

Observação:




Existem indicações médicas para uso de tais substâncias. Nenhuma destas indicações é estética, ou seja, visa desenvolver um corpo mais bonito. Quase sempre são decorrentes de deficiências hormonais.

Os anabolizantes

Como o próprio nome diz, são substâncias que provocam o anabolismo, ou seja, o ganho de massa muscular através da retenção de íons e água, e através do uso contínuo ao longo do tempo apresentam os efeitos colaterais do tipo virilização, com o desenvolvimento dos caracteres sexuais masculinos em seus usuários.
São eles: o crescimento de barba, acne, calvície, hipertrofia do clitóris (em mulheres, obviamente), engrossamento da voz e certa agressividade.

Outros efeitos




Efeito muito corriqueiro do uso de esteróides anabolizantes é o aumento da pressão arterial. Também ocorrem alterações deletérias no colesterol, e aumento do risco de doenças cardiovasculares (arritmias, insuficiência cardíaca congestiva, e até morte súbita por parada cardíaca).

Outro efeito comum dos esteróides é a ginecomastia, ou seja, desenvolvimento dos mamilos no homem. Muitas vezes é de tratamento cirúrgico. Se utilizados em adolescentes, podem provocar também a parada do crescimento, visto que promovem o fechamento da placa fisária, espécie de cartilagem situada nos ossos, através da qual estes crescem.

Vou ficar brocha?




Independentemente dos efeitos virilizantes, o uso crônico de substâncias derivadas do hormônio masculino, salvo em portadores de deficiência desse hormônio, levam de alguma forma à impotência e infertilidade pela diminuição dos hormônios hipofisários FSH e LH (que no homem estimulam o testículo à produção de testosterona), com conseqüente atrofia testicular, por vezes irreversível.

Este mecanismo chama-se feedback negativo, e é como o organismo controla a produção de testosterona. Níveis altos desta inibem a hipófise, e cai a produção de FSH e LH, assim indiretamente diminuindo a produção de testosterona, causando a auto-regulação. A entrada do análogo da testosterona desregula tal feedback, e o testículo pára de receber estímulo, causando os efeitos colaterais.

Além disso, pode provocar o câncer de próstata, de fígado e ósseo; a rigidez muscular que normalmente provoca fraturas espontâneas; as lesões articulares, musculares e de tendão, pois estes não se adaptam rapidamente à força muscular adquirida.

Essas conseqüências passam a aparecer com maior freqüência, visto que, o uso do hormônio masculino, para se obter os resultados almejados deve ser utilizado em ciclos crônicos e contínuos, pois seus efeitos são efêmeros e fugazes.

Outro hormônio utilizado como anabolizante é o GH (Hormônio do crescimento), que, em pessoas sem deficiência deste, pode levar ao aumento da glicose, ocasionando a diabetes mellitus secundária, crescimento de partes moles e ósseas (mandíbula, pés, mãos, etc.), hipertensão arterial e problemas cardíacos, muitas vezes irreversíveis devido ao aumento do coração.

Cuidado também com os suplementos

Também muito divulgado em academias é o uso de suplementos alimentares com abuso de derivados protéicos, como por exemplo, a creatina, compostos vitamínicos, composto de aminoácidos, etc. Podem provocar uma sobrecarga renal devido ao fato dos aminoácidos serem excretados pelos rins.

Por fim, após a citação desses efeitos colaterais, o recado que quero deixar é este : Não quer dizer que se você decidir tomar anabolizantes, vai ter esses efeitos, pelo contrário, muitos não os tem.

Mas também não há como preconizar o chamado “uso seguro” destas substâncias, pois não dá para saber quem vai ou quem não vai ter efeito colateral. Enfim, quem quiser assuma o risco, e depois não reclame.

Vários médicos que já operaram pacientes com abscesso no braço por bomba mal aplicada, em muitos casos relatam terem DRENADO grande quantidade de PUS.

Confira este vídeo:



ADE é um Anabolizante?

Um anabolizante é qualquer substância que ajude o crescimento muscular, ou seja, frango e batata doce podem ser considerados anabolizantes. Agora, esteróides anabolizantes são formas sintéticas de hormônios que ajudam no crescimento muscular, recuperação e aumento de força. Já o ADE não é um, nem o outro, este óleo quando aplicado no músculo, apenas inflama o local fazendo com que o corpo envolva a substância dentro dos fascículos das fibras musculares, aumentando o volume do local aplicado.

Efeitos Colaterais do ADE e outros Óleos Injetáveis

Além desta substância não ter nenhum benefício dos esteróides anabolizantes, ela tem efeitos colaterais muito mais perigosos, que podem trazer conseqüências fatais ou seqüelas que podem durar o resto da vida.
_Possível Paralisia Muscular da Área Aplicada: dependendo de como o óleo for injetado, a agulha pode atingir alguma distribuição de nervos e paralisar para sempre os músculos da região.

OS EFEITOS COLATERAIS SÃO IRREVERSÍVEIS NA MAIORIA DOS CASOS DE USO CONTÍNUO E INDEVIDO DE ANABOLIZANTES

PROBLEMA NOS RINS



Este efeito colateral é causado pelos anabólico em comprimidos, isto se deve ao fato do comprimido primeiro passar pelo estômago antes de chegar ao fígado, se encaminhando para os rins e o entupindo de forma assustadora, criando pedras em seus rins, podendo levar o atleta ate a perca do rim. Este efeito colateral ocorre com atletas que possuem parentes que já tiveram problema ou que eles próprios já tem.



CEGUEIRA



Outro efeito colateral raro que acontece com pessoas que já possuem problemas nos olhos ou com pessoas que já usam óculos com altos graus, assim o anabolizante prejudica a visão levando certas pessoas até a operação.



QUEBRA DE VASOS



Acontece geralmente com o anabolizante Stroll. Ele age na corrente sanguínea quebrando vasos, assim gera salivas cheias de sangue ou sangramento pelo nariz. Este efeito colateral ocorre quando se é usado altas doses de stroll, cerca de 8 ampolas em 15 dias podem causar este sangramento.



RETENÇÃO HíDRICA



Quando é usado anabolizantes que provocam inchamento muito rápido como a Deca e o Hemogenin, isto pode afetar uma retenção hídrica muito grande deixando o seu corpo não mais bonito e sim feio de tão mole. Para não deixar isto acontecer você tem que procurar fazer um trabalho aeróbico ou um esporte para que você ''sue'' queimando as gorduras localizadas e águas desnecessária em seu corpo que provocam a retenção hídrica. Pessoas obesas que fazem uso de anabolizantes para aumento da massa muscular e que sofrem este tipo de efeito colateral e por isso também que o jeito mais atualizado para se obter um belo corpo e primeiro secar depois inchar.



CÂNCER DE FíGADO E NA PRÓSTATA



Várias pessoas tiveram câncer de fígado após acabarem de tomar bombas. Isto acontece com atletas que tomam durante muito tempo. Algumas não sofrem nada, mas outras podem ter o câncer variando de seus organismos e genéticas. Após constados o câncer se ele já estiver desenvolvido, é morte certa, mas se estiver no começo dá para controlá-lo. Na maioria das vezes os atletas só descobrem o câncer quando ele já esta desenvolvida, é por isso que se aconselha para atletas que usam anabolizantes, façam exames anualmente. O câncer pode surgir durante, logo após ou bem após (anos depois) do uso do anabolizante em altas doses e em grandes períodos.



PROBLEMAS CARDIOLÓGICOS



O coração é o principal medo dos atletas, já que há problemas que não tem exame algum que o indique sendo assim, o atleta não pode se prevenir sofrendo logo de cara com paradas cardíacas e etc. Ultimamente, atletas importantes morreram com problemas no coração como a fisiculturista campeã brasileira e com o ex personal treiner de Vitor Belfort.



GINECOMASTIA



Este efeito colateral acontece quando atletas que possuem tendência a ginecomastia tomam anabolizantes que tem a característica de desenvolvê-la como o Testex, Durateston e o Deposteron. A ginecomastia proporciona o crescimento de mamas femininas em homens. Ela esta separada em 4 estágios sendo que o 4 já e uma mama formada.Quando a ginecomastia esta no estagio 1 já da para percebê-la e curá-la através do Esclerovitan Plus e do Novaldex de 20mg. Estes remédios podem ser usados junto com os anabólicos no modo a prevenir a ginecomastia só que estes remédios podem diminuir a potencia dos anabólicos. Obs. Onolvadex também é considerado um anabolizante e o seu uso pode desenvolver o câncer no fígado.



HIPERTENSÃO



Efeito colateral que normalmente pode acontecer com atletas que já possuem problemas de hipertensão, nesse caso não se recomenda o uso do Lasix como forma de complemento para secar. Não se conhecem remédios que podem evitar a hipertensão. Quando se usa os anabólicos, apenas se conhecem remédios normais para esse tipo de problema, neste caso é mais confiável o auxílio de um cardiologista ou mesmo clínico geral.



CALVíCIE



Efeito colateral pouco provável de se acontecer, e quando acontece ocorre em pessoas que já possuem problemas de queda de cabelo, dificilmente os anabólicos provocarão este efeito colateral em pessoas que nunca sofreram dele antes.



AUMENTO DO SENTIDO NERVOSO



Efeito colateral que acontece na maioria dos atletas que utilizam o durateston ou a Deca, porém este efeito colateral é considerado por muitos uma ajuda para conseguir levantar pesos maiores durante os treinos, este efeito se define no aumento da carga dos hormônios nervosos para as células provocando até ataques nervosos em algumas pessoas. Este efeito colateral é facilmente combatido com o uso de qualquer calmante, mas preste atenção, só use o calmante caso você tenha certeza que esta sofrendo do efeito senão o calmante poderá lhe dar ainda mais ataques nervosos.



MORTE SÚBITA



Efeito colateral provocado pelo anabólico Hemogenin que pode causar a paralisação dos batimentos cardíacos. Este efeito colateral foi à causa das mortes de atletas famosos ultimamente e é considerado o efeito colateral mais temível devido à tecnologia não ter chegado a ponto de detectar em exames esses tipos de problemas nos atletas.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Matéria realizada com parceria de Iadson vilela: http://nossoespacosk.blogspot.com/
Agradeço ao meu sobrinho pelo material cedido nesta matéria.

Um comentário:

  1. Eu gostaria de saber coisas sobre a stroll! Sabem algum site pra me informar? Gostaria de saber o que ela faz, como deve ser injetada, os prós e os contras.. Podem avisar-me? obrigada.

    ResponderExcluir

Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.

O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.

Agradecemos por acessar!