Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CRISE NA SAÚDE PÚBLICA

FALTA DE MEDICAMENTOS NO INTERIOR
É alarmante a crise que os municípios do interior vem sofrendo com a falta de medicamentos nos principais postos da rede de saúde pública atendidos pelo SUS. Ha várias semanas faltam diversos medicamentos e os órgãos competentes não se pronunciam a respeito do descaso sofrido pela população menos favorecida que dependem de eventuais medicamentos.
    Na cidade de Buíque a exemplo, as Insulinas NPH e REGULAR estão em falta também, e quem está correndo riscos são os pacientes que dependem dos referidos medicamentos para o tratamento do Diabétes.
    Para quem não sabe, o Diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue.
   A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.    O diabetes afeta cerca de 12% da população no Brasil (aproximadamente 22 milhões de pessoas) e 5% da população de Portugal (500 mil pessoas).

    Quando não tratada adequadamente, causa doenças tais como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras graves complicações.
    Embora ainda não haja uma cura definitiva para a/o diabetes (a palavra tanto pode ser feminina como masculina), há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador.
    A diabetes está na lista das 5 doenças de maior índice de morte no mundo, e está chegando cada vez mais perto do topo da lista.

Talvez a Secretaria de Saúde do Município de Buíque se pronuncie a respeito da falta dos medicamentos e busque soluções em caráter emergencial para resolver o problema.
Estima-se que um número significativo da população buiquense seja de diabéticos, alguns podem ter a doença e ainda não sabem.Muitos dos que sabem que possuem a doença, ao menos os que não tem condições de comprar o medicamento, que só é encontrado na cidade vizinha de arcoverde, já estão por várias semanas sem tomar suas doses diárias de insulina.

A quem recorrer para solucionar o problema?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.

O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.

Agradecemos por acessar!