Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

IMPORTANTE

Seminário Regional “Direitos da Criança e do Adolescente e a Promoção da Igualdade Racial”

Devido ao grande número de inscrições para o Seminário Regional que acontecerá no Recife o local do evento foi transferido.

O evento que é gratuito tem vagas limitadas e acontece no dia 20 de agosto. O seminário faz parte do projeto "Direitos da Criança e Adolescente na Promoção da Igualdade Racial”, do Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdade (CEERT), com o patrocínio da Petrobras.
O evento lançará temas e discussões a respeito do impacto do racismo na vida de crianças e adolescentes atendidos por conselheiros tutelares, outros temas serão abordados e farão parte do 2º Seminário Regional do referido projeto, que ocorrerá no dia 20 de agosto, na capital pernambucana. O 1º Seminário Regional ocorreu em março, na região sudeste.

A iniciativa, coordenada pelo Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdade (CEERT), conta com a parceria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e visa mostrar como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pode ser usado como instrumento para o enfrentamento da discriminação racial na infância e adolescência e para a adoção de políticas igualitárias por meio da participação de órgãos públicos e da sociedade.
Destinado aos profissionais do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, o seminário será composto por dois painéis temáticos.
A procuradora de Justiça e coordenadora do Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo (GT Racismo) do MPPE, Dra. Maria Bernadete Figueiroa e o Dr. Hédio Silva Júnior, advogado e coordenador do CEERT, integram a mesa temática “Discriminação racial: sinônimo de maus tratos – Estatuto da Criança e do Adolescente”. Os debatedores farão, a partir da perspectiva jurídica, o recorte em relação ao enfrentamento da discriminação e promoção da igualdade racial entre os menores de 18 anos.
A segunda mesa, intitulada “Propostas para abordagem e inclusão da discriminação racial nas notificações de maus-tratos”, conta com o advogado Dr. Daniel Teixeira e a psicóloga Shirley Santos, ambos do CEERT. O tema visa apresentar a perspectiva de fortalecimento da atuação dos conselheiros tutelares a partir da inserção da discriminação racial como elemento a ser considerado nos atendimentos.
Outro assunto importante e bem distinto refere-se ao papel dos profissionais do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente nos casos de adoção. “O projeto visa trabalhar com a prevenção ao racismo na infância a partir da utilização do Estatuto da Criança e do Adolescente. Discutiremos desde como as crianças negras são preteridas no momento da adoção, até o impacto do racismo no desenvolvimento de as identidades”, conta Daniel Teixeira, um dos coordenadores do projeto.
As vagas para participação no seminário são limitadas. As inscrições podem ser realizadas neste link: http://www.ceert.org.br/crianca-adolescente/inscricao/
Ao efetuar a inscrição, o participante garante certificado e receberá futuramente livros, vídeos e cartilhas referentes ao projeto.
Para saber mais visite www.ceert.org.br/crianca-adolescente

Serviço:
Data: 20 de agosto de 2015
NOVO Local do Evento:
Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano (conhecido também como Fórum de Joana Bezerra) AV. DESEMBARGADOR GUERRA BARRETO, s/nº - Ilha Joana Bezerra
Horário: 8h às 13h
Público: Profissionais do Sistema de Direitos da Criança e Adolescente


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.

O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.

Agradecemos por acessar!