Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

SAÚDE

Série Buíque Babilônia:

PACIENTES DE DOENÇAS RENAIS CRÔNICAS E QUE FAZEM HEMODIÁLISE RECLAMAM DA DEFICIÊNCIA NO TRANSPORTE E DO ATRASO DO REPASSE DO TFD EM BUÍQUE
Atraso no repasse do recurso e más condições dos veículos são as principais reclamações

Pacientes de doenças renais crônicas que utilizam o transporte gratuito disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Buíque para o tratamento de hemodiálise procuraram a reportagem do Blog BUÍQUE DA GENTE para reclamar das más condições de transporte a que são submetidos e do atraso no repasse do recurso do Ministério da Saúde TFD (Tratamento Fora do Domicílio), Ajuda de Custo ao Paciente e em alguns casos ao acompanhante por parte da Secretaria de Saúde do Município.

Os pacientes reclamam do atraso em chegar á Unidade de tratamento de Hemodiálise, precariedade no transporte pois o veículo que é cedido pelo município trabalha em más condições, diversas vezes o veículo quebra, mau cheiro de gasolina dentro do veículo. Imagine você os pacientes de hemodiálise passarem 04 (quatro) horas na máquina de Diálise, saem cansados, fracos, com a imunidade baixa, muitos com enjoos, náuseas e serem submetidos além do desconforto, ao cheiro insuportável de gasolina, sem contar que em muitas das vezes o veículo transporta até mesmo pessoas que aproveitam-se da carona para fazer compras ou passeios, segundo o relato dos pacientes, como se já não bastasse.

A Prefeitura Municipal de Buíque disponibiliza o transporte gratuito aos pacientes que realmente necessitam realizar o procedimento de hemodiálise, uma vez que o município não oferece este tipo de tratamento, mas as pessoas que dependem do transporte se queixam do jogo de empurra das autoridades.

RELATOS DOS PACIENTES QUE MESMO DIANTE DO DESCASO, PEDIRAM QUE NÃO PUBLIQUEMOS SEUS RESPECTIVOS NOMES PARA QUE NÃO SOFRAM REPRESÁLIAS


“Só eu, tenho o recurso do TFD atrasado há 03 (Três) meses, outros pacientes já tem mais de 04 (Quatro) meses de atraso. A gente já procurou a Secretária de Saúde para marcar reunião e simplesmente não a encontramos ou ela não está disponível, nestas horas ninguém a encontra. Já procuramos até mesmo a Secretaria de Finanças para sabermos o por que do atraso no repasse do TFD e eles dizem que os papéis do repasse chegou mas, que o dinheiro ainda não. Como pode chegar a papelada e o dinheiro não? Como pode atrasar o dinheiro se é um recurso do Ministério da Saúde de direito dos pacientes? Estão pensando que somos o que?” – Questiona a senhora Maria de Fátima (Pessoa que não quis se revelar).

Joana Vieira (Pessoa que não quis se revelar)
Em conversa com a nossa reportagem desabafa – “A conversa é diferente, todos dizem que o dinheiro fica retido por que corre juros retido no Banco, comigo é que não fica estes juros do dinheiro. A gente muitas vezes sai daqui e o carro até com a porta amarrada de corda está, mau cheiro de gasolina dentro do automóvel, a gente sai e as vezes fica esperando o transporte depois da filtragem no sol quente por que o carro não chega na hora, as vezes com enjoo depois da Diálise. Tem umas pessoas que as vezes vai pra passear, vai de carona e vai ocupando lugar de paciente, outras vezes vamos apertados parecendo sardinha em uma lata”. Relatou.

“Os pacientes das outras cidades que fazem tratamento nos perguntam por que só em Buíque acontece este tipo de situação, pois em outras cidades todos os pacientes possuem conta em banco e o recurso cai direto na conta deles. Sem contar que dos transportes o mais precário é o da gente. Os carros são novos e são confortáveis. O transporte é de qualidade, a gente anda em carro que sempre quebra, e o danado é que só quebra por incrível que pareça quando vem chegando ou chega no carneiro”. Falou à nossa reportagem Lívia Amorim (Pessoa que não quis se revelar).

Margareth Silveira (Pessoa que não quis se revelar) mora no centro da cidade de Buíque e é irmã de uma paciente renal crônica que reside na zona rural. Ela contou a nossa reportagem que o transporte oferecido pelo executivo não busca o paciente no sítio, por tanto, sua irmã teve a ajuda de uma assistente social em caruaru que conseguiu uma vaga na casa de apoio e assim sendo, passa a semana em Caruaru retorna aos finais de semana, mas que a sua irmã paga transporte particular para ir e vir.

Os pacientes nos informaram que estão tentando se reunir e colher as devidas assinaturas em um abaixo assinado, levar o caso ao conhecimento da Promotoria Pública do Município, se preciso for do Estado ou Federal para uma Ação Judicial para que todas as medidas sejam aplicadas e que tudo seja resolvido.


Diante das referidas reclamações e relatos, dos desabafos dos pacientes, deixamos aqui em aberto nesta página espaço para que a Secretaria de Saúde de modo também se estende para a Secretária de Saúde do Município de Buíque, assim sendo, venham a esclarecer para os pacientes, aos nossos leitores, quais medidas estão sendo adotadas na melhoria do transporte de deslocamento dos pacientes renais crônicos, quanto às pessoas que tomam carona no lugar de passageiros bem como ao repasse em atraso da ajuda de custo aos mesmos.

Esclarecemos aqui a nossa compreensão quanto ao fato de que os pacientes acima citados são reais em seus relatos e que seus nomes não fossem expostos por terem pedido e por temerem perseguição ou represálias. É um direito dos deles que estão passando por situações no mínimo constrangedoras, por isso, o fizemos e mantemos assim, pois só querem explicações.


ENTENDA MELHOR

HEMODIÁLISE

Na hemodiálise extrai-se o sangue do corpo e bombeia-se para o interior de um aparelho que filtra as substâncias tóxicas, devolvendo á pessoa o sangue purificado.
Em geral, a hemodiálise é feita três vezes por semana, com a duração de quatro horas cada sessão.

TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO

O Tratamento Fora do Domicílio (TFD) é um programa do Sistema Único de Saúde responsável por custear o tratamento dos indivíduos que não tiverem condições de tratamento especializado para determinado tipo de doença em seu Município de Origem.

O recurso do Governo Federal é repassado aos Estados e Municípios.

Esse programa foi instituído pela
Portaria SAS N.º 55, de 24/02/1999 e tem por finalidade atingir o objetivo constitucional de levar assistência médico-hospitalar a todos os cidadãos, em especial àqueles que dependem exclusivamente da rede pública de saúde.

Assim, por meio do TFD o cidadão tem direito a solicitar, junto à Secretaria de Saúde, a concessão do benefício de ajuda de custo para o tratamento em outro local, desde que seja comprovado o esgotamento das possibilidades de tratamento no Município de origem


VEJA O INFOGRÁFICO














Para acessar o formulário CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.

O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.

Agradecemos por acessar!